Otimizando os
formatos de

conteúdo
Área: Fonoaudiologia / Educação / Marca Pessoal

Desenvolvimento:
Posicionamento, Identidade Verbal e Identidade Visual


"Depois do trabalho com a Éve sou prontamente reconhecida pela minha forma de comunicar. Meu engajamento aumentou significativamente, e tive uma crescente no número de seguidores e na busca por prestação de serviços como fonoaudióloga, professora, supervisora e orientadora" - Sílvia Marra
Uma marca que já
tinha muita história
no mercado!
Silvia Marra é Fonoaudióloga Terapeuta, especialista em Síndrome de Down e desenvolvimento infantil atípico. Com mais de 30 anos de experiência em atendimento clínico, é também Embaixadora da Fonoaudiologia no Brasil e professora universitária — formando profissionais da área em 27 estados brasileiros e também na Itália, Suíça e Bósnia.
Já na primeira conversa com a Silvia, em nossa reunião de alinhamento, pude perceber a sua paixão e compromisso com o que faz. Ela mergulha na complexidade dos problemas para encontrar as soluções que realmente farão a diferença para o seu público. Isso me encantou. Empática, entende que todos tem uma história e que cada caso, e cada família, merece atenção e respeito.
Ouve com atenção e tem a capacidade de enxergar o todo, indo, muitas vezes, além das responsabilidades básicas da sua atividade. O desejo de gerar transformações é forte, mas não para por aí: a Silvia quer que essas mudanças sejam feitas com respeito, com leveza e também com alegria.
Uma marca que impacta não só pelo conhecimento e experiência, mas também pela capacidade de emocionar e proporcionar experiências positivas, mesmo em meio à dor.
Entendendo
os objetivos
No perfil fonodescomplicada, no Instagram, Silvia se comunica com pais de crianças atípicas e com outros profissionais, levando informação de qualidade à todos os que buscam se aprofundar na área. Este perfil é seu ponto de contato mais importante, pois é através dele que propaga suas ideias, oferece seus serviços e fortalece sua marca pessoal.
Quando me procurou, Silvia estava descontente com a sua comunicação no Instagram. Apesar de ter uma audiência considerável, ela sentia que não estava entregando toda a qualidade que podia — havia indecisão sobre para qual público deveria direcionar os seus conteúdos. Além disso, a marca não tinha um visual definido, o que prejudicava a criação dos posts: apesar do muito tempo empregado, o resultado não era tão atrativo, nem eficiente.
Durante a fase de auditoria da marca, definimos alguns objetivos para esse desenvolvimento:
1. Definir os perfis de público ideal
2. Evidenciar a personlidade
3. Construir visuais coerentes
Essas eram as três questões principais que precisávamos resolver para que a Silvia conseguisse otimizar a sua comunicação e despertar o interesse do público certo.
Desafios
Um fato importante sobre o mercado nos fez levantar questionamentos direcionados à experiência da marca: as pessoas estão cada vez mais buscando conhecimento online para sanar problemas do dia a dia, mas se deparam com muitas informações contraditórias e confusas.
O que as pessoas sentem quando procuram um fonoaudiólogo?
Além de soluções para os desafios que enfrentam, elas anseiam por acolhimento. Querem dividir suas dores, serem ouvidas com atenção e desejam entender a situação, com clareza.
Em contrapartida, existe carência de profissionais empáticos, que estejam conectados genuinamente com os objetivos da profissão e que saibam entender e lidar com diagnósticos delicados. As pessoas anseiam por soluções e conhecimento, mas temem a escolha do profissional ou não confiam plenamente nos métodos aplicados por não entendê-los.
Identificamos que a empatia, característica marcante da Silvia, é essencial para a experiência dos pacientes durante o atendimento clínico. Mas como tangibilizar a empatia? Como mostrar que este é um benefício real e não apenas um traço de personalidade da profissional?

Menos ideal,
mais real!
Durante o diagnóstico, identificamos que o público ideal da Silvia são os pais de crianças atípicas e não os profissionais da área, então definimos editorias e um estilo de comunicação que alcance essas pessoas.
Através de chamadas que despertam por falar do seu dia a dia e de uma linguagem acessível e familiar, conseguimos identificar e definir um tom de voz marcante, que público gosta de ouvir.
Os profissionais da área acompanham a Silvia naturalmente, pois a forma como se comunica se destaca, então mantivemos editorias, em menor número, para este público também.
Partindo do princípio “empatia” — que move a Silvia e que o público ideal busca — desenvolvemos uma narrativa verbal e visual envolvente, que auxiliam a transmissão de sua mensagem e refletem a personalidade da Sílvia.
O slogan menos ideal, mais real abraça esse conceito, sugerindo uma abordagem que valoriza a singularidade de cada criança. "Menos ideal" indica a rejeição de padrões convencionais, reconhecendo que o desenvolvimento pode seguir caminhos não tradicionais. Por outro lado, "mais real" enfatiza a aceitação das características individuais, promovendo um ambiente de desenvolvimento inclusivo e personalizado. Em suma, é um slogan que passa uma mensagem de compreensão, apoio e respeito e que defende a diversidade no processo terapêutico.

Silvia Marra | 2023

You may also like

Back to Top