Redação de Contos Arquetípicos
Área: Arquétipos / Ferramenta para Construção e Gestão de Marcas

Desenvolvimento: Redação de Contos Arquetípicos

"Os contos são muito especiais e ter a sua visão e a sua forma de escrita dentro do material da Bakka é muito importante pra gente. Temos certeza que vai ser incrível para os profissionais criativos também" - Daniel Padilha
A maior ferramenta
de arquétipos já
criada
!
O The Ugly Lab é um laboratório de inovação e aprendizagem com foco na abordagem learning-by-doing. Como eles mesmos dizem, são a união de mentes desajustadas que olham o mundo, os negócios e as pessoas de forma diferente - e, entre outras, coisas, criam ferramentas para ajudar marcas e profissionais em uma era de incertezas.
Em 2019, o TUL criou uma Biblioteca Arquetípica (B.AKKA) dividida em 60 Cards, com o suporte de 1 Livro de 272 páginas rico em informações. Além da base mais "popular", a ferramenta conta com uma lista mais abrangente: nela encontramos 12 arquétipos e o desdobramento de suas classes arquetípicas com 48 subarquétipos.
Depois de 4 anos, o TUL resolveu fazer um mega upgrade nesse projeto e expandir a biblioteca para 120 arquétipos — o que a torna a maior ferramenta de arquétipos já criada. Nesta segunda versão, estrategistas e criativos podem fazer combinações arquetípicas para gerar novos e únicos caminhos para projetos de humanização de marcas!
Cada arquétipo da biblioteca apresenta um conto arquetípico, cujo enredo e personagens refletem o comportamento do arquétipo em questão.
Uma experiência
imersiva

​​Meu primeiro contato com a marca aconteceu em 2019, quando comecei a aprofundar meus estudos em Branding e Estratégia de Marca, e de lá pra cá participei de muitos movimentos bons da marca, como cursos, campanhas e grupos de debates.
O convite para escrever contos para a Bakka, uma das ferramentas mais expressivas do The Ugly Lab, foi recebido com muito entusiasmo!
Nesta expansão, escrevi contos para os arquétipos: Aprendiz, Audaz, Cronista, Empirista, Errante, Incitante, Hermetista, Sentinela, Sobrevivente e Vigarista.

Escrever contos é sempre um desafio — pois exige um pensamento amplo sobre as características dos personagens e as situações em que estão envolvidos, para então reduzi-lo à uma única cena — e contos arquetípicos elevam ainda mais esse desafio!
Para o desenvolvimento dos contos foi preciso, primeiro, mergulhar em cada arquétipo e entendê-los em profundidade, para poder mesclar esse conhecimento com as conexões que cada escritor já carrega. O resultado foram contos com uma forte intenção de demonstrar motivações e sentimentos presentes em cada modelo de comportamento e também possibilidade de aprender sobre arquétipos de uma forma não tradicional.
Bakka 2.0 - The Ugly Lab | 2023

You may also like

Back to Top