Renato Alves Filho
Renato é importador, consultor, professor digital e mentor na área de negócios e importação. Uma pessoa que está sempre em movimento, aprendendo e superando desafios. A marca atua como facilitadora, utilizando de sua experiência e da comunicação fácil e direta para guiar as pessoas em uma jornada de entendimento e descoberta. Apesar de incentivar que construam o seu próprio caminho e encontrem por si só as melhores repostas, traz nas suas ações o senso de cuidado, apoio e feedback no decorrer dos passos, fazendo com que a jornada seja segura e de crescimento significativo.
As pesquisas sobre a personalidade e comportamento das marcas são de extrema importância para levantar insights, gerar conhecimento sobre o desafio e entender as reais necessidades de todas as partes envolvidas. no sistema da marca. Buscar entender a marca de forma plena garante uma base sólida para a construção da estratégia.
Desafios
Após 3 anos atuando intensamente de forma digital, Renato sentiu a necessidade de desenvolver uma identidade visual que o representasse e diferenciasse dos concorrentes. Tínhamos como objetivos principais:
- Demonstrar visualmente o conceito de descomplicado, claro e passível de aprendizado – visto que a área é tida como complexa e cheia de estigmas;
- Desenvolver uma arquitetura de marca, que evidenciasse as particularidades e benefícios de cada serviço oferecido pelo Renato;
- Forte diferenciação visual dos concorrentes, mas respeitando a essência do Renato e história construída junto aos seus clientes e alunos até então (fazer sentido, não apenas ser diferente).
Resultados
Focamos a comunicação visual do Renato através da evidenciação das suas características mais reconhecidas: lealdade, fala direta, sincera e objetiva, facilidade de enxergar o potencial e as dificuldades do público e senso de liderança. O conjunto destas características o faz ser cuidadoso, atento, ponderado e constante na busca por soluções, melhorias e também nas suas entregas.

Além disso, optamos por uma arquitetura de marca endossada, onde a marca pessoal do Renato funciona como a marca mãe para os demais serviços prestados, que foram organizados como submarcas. O endosso realizado através das cores une os diferentes braços de atuação, fazendo com que sejam reconhecidas como partes de um mesmo universo, mas possibilitando que cada uma delas atue de forma independente.
A escolha das cores levou em consideração a necessidade de diferenciação no mercado, a psicologia das cores e também a personalidade da marca. O conjunto destaca o lado decidido, experiente e forte do Renato, ao mesmo tempo em que possibilita composições versáteis e marcantes, cumprindo seu papel de chamar atenção, mas sem se exceder.
Conceito de construção do símbolo Renato Alves Filho
O leão vem para o ponto central de conceito do logotipo por se alinhar às características citadas acima e também por representar as aspirações pessoais do profissional. O leão é um animal solar e seus atributos estão relacionados à energia, vitalidade e fortes desejos que impulsionam o agir. Símbolo de poder e realeza, também é associado à autoridade, segurança, proteção, justiça e força. O olhar contemplativo do leão é o símbolo das ações e da bravura dirigida pela busca da liberdade. A construção do logotipo contou ainda com alguns aspectos da psicologia das formas e de outros elementos que fazem parte do universo da marca.
APLICAÇÕES DA IDENTIDADE VISUAL

Conheça outros projetos

Back to Top